sábado, 17 de agosto de 2013

Judite Sousa critica Lorenzo Carvalho em entrevista



«Esta entrevista nunca devia ter existido, por todas as razões.Só era admitida num jornal de televisão em horário nobre como um fait-divers , curto,próprio da silly season, para satisfazer a curiosidade sobre uma personagem com pouco mais de 20 anos , com muito dinheiro e que decide gastá-lo em coisas muito visíveis e ,ainda por cima, propagadas pelas revistas da especialidade.Tem tanto interesse como ver tudo o que é mulher de biquini na praia "em excelente forma" a encher as páginas das revistas cor-de-rosa (e sei do que falo).Querer que isto seja um assunto sério , dar-lhe largos minutos de antena e impingir lições de moral e de justiça social é um verdadeiro tiro ao lado , neste caso , em quem entrevistou.» - (MMG)
                              ***
«Não gosto desta entrevista, mas acho-a interessante. Mais do que interessante, acho-a reveladora: em primeiro lugar, do que o Jornalismo em Portugal não deveria ser; depois, do que um jovem, por ser «famoso» e ter dinheiro tem de passar; enfim, do que uma Jornalista, a todo o custo, deveria evitar fazer. E agora a minha reflexão, em dois pontos para começar: 1. vale mais um jovem rico consciente do seu problema, do que a riqueza de quem apenas se julga superior ao jovem-rico; 2. o juízo sobre a riqueza ou se baseia em critérios estritamente económicos ou, então, deve ser vista como pertencente à ordem espiritual das coisas, de entre todas a mais verdadeira. Esta entrevista, de facto, fez-me lembrar a cena do encontro entre Jesus e o Jovem-Rico, mas com uma diferença fundamental: Jesus não julga, moralizando, o jovem-rico que veio ao seu encontro; Jesus apenas o convida a descobrir o que seja a verdadeira Liberdade, convidando-o a abraçá-la como c...aminho de vida. No caso daquele que se entrevistou com Jesus, o jovem preferiu a riqueza à Liberdade de O seguir. Neste caso, o da entrevista entre a jornalista Judite de Sousa e o jovem Lorenzo Carvalho, na verdade, acho que o desfecho é outro: a própria ideia daquela Liberdade, e da Alegria que a segue, e de que tanto nos falam os Evangelhos de Jesus Cristo, para todos os efeitos, nem sequer ao longe foi tocada. E nada melhor do que o tom, excessivamente e inapropriadamente moralista, para o confirmar. Mas que ninguém se engane: o problema, antes de ser espiritual, é ético-moral (mas não moralista). E o problema é apenas este: pensar que os ricos, como este jovem, na realidade, não são pobres! De facto, penso mesmo que não há pobre mais pobre do que o rico que não saiba o quanto é pobre; e, claro, que não viva em conformidade com o saber que tenha do quanto pobre seja e de quanto mais rico será quanto menos depender do dinheiro que possa ter e de quanto o mesmo possa comprar. Em meu entender, o jovem Lorenzo desta entrevista, pessoa que nunca antes conheci, ele que tantas vezes mencionou Deus e as graças que deve, pode bem estar mais perto do Caminho do que muitas das pessoas que apenas o julguem; não sei o que vai ser do seu futuro, mas de uma coisa estou mais que certo: se um dia ele, em vez da Judite de Sousa, se deixar entrevistar por Nosso Senhor Jesus Cristo no íntimo do seu coração, e se deixar convencer pelo que dentro dele seja a Voz do Cristo da nossa comum Salvação, a sua Felicidade, e a sua Alegria, será imensamente maior do que esta triste forma de se dar a conhecer. Com Cristo no coração, este homem ainda pode dar gente. Haja, pelo menos, alguém que o ajude a fazer o seu caminho!» - (J.J. Vila-Chã)
                           
                              ***
 
«A “curva descendente” de Judite de Sousa continua a acentuar-se … agora também no plano profissional, ela é confirmada por um Video que está a fazer furor/ criar polémica nas redes sociais, e a provocar comentários como estes:
“Gostava que ela fizesse este tipo de "entrevista"/interrogatório a banqueiros e a certos políticos” … ou …”Como seria esta entrevista se em vez de um miúdo "fútil" ali estivesse a Isabel dos Santos?”» - (o voo do corvo blog)

 

http://youtu.be/QXRgtgq9Frk

Sem comentários:

Enviar um comentário