quinta-feira, 5 de abril de 2012

VAPOR de peróxido de hidrogénio como desinfetante químico eficaz
Artigo de Daniel Salamon, for Excerpta Medica

"O vapor é virucida contra vírus entéricos e respiratórios"

Introdução
Estudos epidemiológicos sugerem que a transmissão de vírus entéricos e respiratórios presentes nas casas e nos ambientes de tratamento de saúde é importante na disseminação de doenças.
Este artigo apresenta os result...ados de um estudo realizado para avaliar as propriedades químicas de um desinfetante feito à base de vapor de peróxido de hidrogénio (VPH) contra vírus respiratórios e entéricos.
Poliovírus, norovírus humano genogrupo II.4, norovírus murino 1, rotavírus, adenovírus e vírus da gripe A (H1N1) foram secos em bandejas de aço inoxidável, madeira e gaze e expostos ao VPH a 127 ppm por 1 hora sob temperatura ambiente num isolador. Além disso, o poliovírus foi exposto ao VPH em locais diferentes de uma sala. O efeito virucida do VPH foi medido comparando-se as titulações virais recuperáveis com os controles não expostos, sendo usadas reações de cadeia de polimerase para avaliar o efeito do VPH na redução do genoma viral.
A exposição à desinfecção por VPH resultou em total inativação de todos os vírus testados em bandejas de gaze; uma redução superior a 4 log10 em partículas infecciosas para poliovírus, rotavírus, adenovírus e norovírus murino em bandejas de aço inoxidável e madeira; e uma redução superior a 2 log10 para o vírus da gripe A em bandejas de aço inoxidável e madeira.
A total inativação do poliovírus foi demonstrada nos locais abertos da sala.
Mensagem importante
“O VPH pode ser um virucida eficaz contra vírus entéricos e respiratórios que contaminam os ambientes das casas”. JN

Sem comentários:

Enviar um comentário