domingo, 30 de setembro de 2012

Phoenix - Rome (Neighbours Remix with Devendra Banhart)




"Think tank" da direita americana descreve proposta para a TSU como "um autogolo"

(no Jornal de Negócios)



Um artigo na revista do American Enterprise Institute (AEI, influente 'think tank' da direita norte-americana) descreve a proposta de reduzir a taxa social única (TSU) como "um autogolo" do Governo.



"O Governo parece estar a caminho de agravar os problemas económicos e políticos do país ao propor uma má solução para a perda de competitividade", escreveu Desmond Lachman, investigador do AEI, na revista 'online' "The American".



O AEI é um dos institutos mais influentes no pensamento político dos EUA, assumindo uma perspectiva de direita. Esteve particularmente ligado à política externa dos governos de George W. Bush. Várias figuras associadas ao AEI, como Richard Perle, Paul Wolfowitz ou John Bolton, tiveram cargos nas administrações de Bush.



O artigo sobre a TSU, datado de 20 de Setembro, critica a proposta (entretanto abandonada) de mudanças às contribuições para a Segurança Social, argumentando que "a última coisa de que Portugal precisa agora é de mais cortes substanciais à procura agregada".



Desmond Lachman, um britânico que foi director do banco de investimentos Salomon Smith Barney, compara a proposta do Governo “à ‘poll tax’ proposta por Margaret Thatcher no Reino Unido em 1989, que tantos custos políticos teve” para a então primeira-ministra inglesa.



No entanto, afirma o investigador do AEI, “o aspecto mais preocupante desta proposta é que faz muito pouco sentido em termos económicos”.



O Governo propôs no início deste mês uma redução de 5,75 pontos percentuais na contribuição das empresas para a Segurança Social acompanhada por um aumento de sete pontos na contribuição dos trabalhadores. O Executivo esperava que a medida resultasse numa redução do desemprego.



Lachman conclui o seu artigo escrevendo “esperemos que o Governo português mude de ideias sobre esta proposta”, o que de facto acabou por acontecer.



http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=581399



http://youtu.be/s21SyCJnCKY

Sem comentários:

Enviar um comentário