domingo, 19 de fevereiro de 2012

ASMA BRÔNQUICA

O QUE É

A asma é uma doença caracterizada pelo estreitamento dos brônquios devido ao aumento da reactividade brônquica face a diversos estímulos que produzem a inflamação; o estreitamento das vias aéreas é reversível.
... A asma afecta muitos milhões de pessoas em todo o mundo e a sua incidência e prevalência tem vindo a aumentar.

CAUSAS

Os brônquios das pessoas que sofrem de asma estreitam-se como resposta a certos estímulos que não afectam as vias aéreas dos pulmões normais.
O estreitamento pode ser provocado pela reacção a substâncias que produzem alergia, como o pólen, os ácaros presentes no pó da casa, as escamas do pelo dos animais, o fumo, o ar frio e o exercício.
Durante uma crise de asma, os músculos lisos dos brônquios provocam um espasmo e os tecidos que revestem as vias aéreas inflamam-se, segregando muco; este facto reduz o diâmetro dos brônquios (processo chamado de broncoconstrição), obrigando a pessoa a desenvolver um esforço maior para que o ar entre e saia dos seus pulmões.
Crê-se que certas células das vias aéreas, particularmente os mastócitos sejam a causa do estreitamento; os mastócitos estão distribuídos pelos brônquios e libertam substâncias como a histamina e os leucotrienos que provocam a contracção da musculatura lisa, estimulam um aumento de secreção do muco e a migração de certos glóbulos brancos.
Os mastócitos podem libertar essas substâncias como resposta a algum estímulo que reconheçam como estranho (um alergénio), como o pólen, os ácaros presentes no pó da casa ou nas escamas do pelo dos animais.
No entanto, a asma é também frequente e grave em muitas pessoas sem alergias definidas.
Acontece uma reacção semelhante quando uma pessoa com asma faz exercício ou respira ar frio.
Igualmente, o stress e a ansiedade podem fazer com que os mastócitos libertem histamina e leucotrienos.
Os eosinófilos, outro tipo de células que se encontram nas vias aéreas das pessoas que sofrem de asma, libertam substâncias adicionais, que incluem os leucotrienos e outras substâncias, contribuindo assim para o estreitamento da via respiratória.JN

Sem comentários:

Enviar um comentário