terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

PREVENIR A OBESIDADE INFANTIL COMEÇA NA GRAVIDEZ
hmsportugal

A gravidez é um período único na vida.
Para os pais é um período intenso, repleto de alegrias, expectativas, dúvidas e preocupações.
É um momento de muitas decisões e escolhas pessoais e familiares.
Para o bebé é o início de tudo, a base que irá influenciar todo o resto da sua vida.
Um bom início de vida para o bebé, uma base sólida, vai depender bastante de algumas decisões e escolhas feitas pelos pais um pouco antes e durante a gravidez.
O crescimento saudável do bebé pode depender, por exemplo: se a gravidez é ou não acompanhada por uma equipa de saúde; se a mãe engravidou ou não com um peso saudável; se a mãe segue ou não as recomendações de saúde para o período da gravidez.

Importa saber que a forma como decorre a gravidez pode influenciar a saúde do bebé também em outras etapas da sua vida.

Doenças que podem aparecer apenas mais tarde, na infância ou até na vida adulta, muitas vezes têm a sua origem durante a gravidez. Este é o caso da obesidade infantil.

Factores presentes na gravidez que contribuem para a obesidade infantil

Alguns factores presentes na gravidez estão relacionados com o aparecimento do excesso de peso e da obesidade no decorrer da infância do bebé:
Obesidade da mãe
Ganho de peso excessivo da mãe
Fumo do tabaco
Diabetes não controlada

Como prevenir a obesidade infantil desde a gravidez?

Não se sabe ao certo como agem estes factores para aumentar a tendência do bebé para ter excesso de peso durante a infância. Mas existe uma série de explicações possíveis para isso. Com base nestes factores, podemos sugerir algumas medidas que certamente contribuem para uma gravidez mais saudável e que são capazes de contribuir para a prevenção da obesidade no bebé:

Engravidar com um peso saudável
Ter bons hábitos de alimentação e actividade física durante a gravidez
Ter um ganho de peso adequado durante a gravidez
Não fumar
Diagnosticar e controlar a diabetes

É importante ter em conta que o aparecimento ou não da obesidade na criança não depende somente daquilo que acontece durante a gravidez.
Após o nascimento e durante a vida da criança, os seus hábitos alimentares, de actividade física e de sono vão ser determinantes para o aparecimento ou não da obesidade.

Ainda neste sentido, a gravidez pode contribuir de forma significativa para a prevenção da obesidade na criança. Em primeiro lugar, dentro da barriga da mãe o bebé começa a ter contacto com os paladares da alimentação da mãe.
Estudos indicam que a alimentação da mãe durante a gravidez influencia as preferências alimentares do bebé.
Assim, ter uma alimentação saudável durante a gravidez pode contribuir para a formação de bons hábitos de alimentação na criança.

Por outro lado, os hábitos alimentares e de actividade física dos próprios pais estão entre as mais fortes influências nos hábitos das crianças. A criança copia tudo aquilo que vê nas pessoas mais importantes que estão a sua volta. A gravidez pode ser o motivo que falta para que a família siga hábitos mais saudáveis de alimentação, actividade física e descanso. Assim, será muito mais fácil e natural conseguir que a criança tenha também hábitos saudáveis de alimentação, actividade física e sono.

Sabia que…

Os hábitos de pequenino irão influenciar os hábitos e a saúde do seu filho para o resto da sua vida?

Por onde começar?

Se está a pensar em engravidar, deve começar por marcar uma consulta de planeamento familiar.
Nesta consulta poderá esclarecer as suas dúvidas e irá receber as orientações necessárias para que a gravidez comece da melhor forma para si e para o bebé.

Se já está grávida e ainda não marcou uma consulta de Saúde Materna, faça-o o quanto antes.
Mantenha o acompanhamento durante toda a gravidez pois isso é fundamental para levar uma gravidez saudável e tranquila.
Como viu, o melhor que pode fazer para si e para o seu bebé é procurar ter um estilo de vida cada vez mais saudável, com bons hábitos de alimentação, actividade física e descanso. Para além dos benefícios que terão durante a gravidez, estará a construir um ambiente familiar mais saudável para a chegada do bebé.

Se é fumadora, deve procurar ajuda para deixar de fumar, de preferência ainda antes de engravidar.
O pai e outros membros da família podem e devem aderir às mudanças no sentido de uma vida mais saudável. Assim estarão a ajudar a si próprios, à mãe e ao bebé.
Será um início de vida promissor para o vosso filho e uma excelente oportunidade para toda família!JN

Sem comentários:

Enviar um comentário