PRESSÃO E TENSÃO ARTERIAL
Pressão e tensão arterial são termos normalmente usados como sinónimos na medicina, apesar de não serem exactamente a mesma coisa.
A Pressão Arterial é a força exercida pelo sangue sobre a unidade de superfície da parede arterial.
... A Tensão Arterial representa uma forma de energia potencial que se origina na contracção do coração e que está disponível para fazer com que o sangue flua contra a resistência oferecida pelas arteríolas periféricas; por convenção, é expressa em milímetros de mercúrio, que equivalem à altura até à qual se eleva uma coluna de mercúrio se for aplicada directamente nela a força do sistema arterial.
São consideradas óptimas uma pressão diastólica <80 mmHg e sistólica <120 mmHg; e normais uma pressão diastólica de 80 a 84 mmHg e sistólica de 120 a 129 mmHg.
O Sistema Cardiovascular permite a perfusão sanguínea de todos os órgãos.
De forma simplificada, o coração pode ser considerado uma bomba que fornece certo volume de sangue às artérias, que por sua vez o conduzem às arteríolas e aos capilares periféricos. Devido ao seu tamanho e paredes delgadas, é nestes capilares que ocorrem as trocas gasosas e de metabolitos. Após atravessar os capilares o sangue é novamente conduzido por várias tributárias nas veias centrais que o levarão novamente ao coração.
A mobilização do sangue através dos vasos é consequência do gradiente de pressão entre as artérias e as veias, criado pela acção de bombeamento do coração. JN
Sem comentários:
Enviar um comentário